O Conselho Mundial de Geoparks atribuiu esta quarta-feira, por unanimidade, o “Cartão Verde” ao Estrela Geopark que vê, assim, o seu estatuto de Geoparque Mundial da UNESCO revalidado por mais quatro anos.
O presidente da Associação Geopark Estrela, Flávio Massano, avançou nas redes sociais, que foram atribuídos “1000 pontos em 1000 possíveis”, tendo sido o “único do mundo” a realizar esse feito.
“É caso para dizer que o nosso Estrela UNESCO Global Geoaprk é mesmo o melhor do mundo”, escreve o dirigente na sua página.
Flávio Massano vê esta distinção com “orgulho”, deixando o mérito à equipa daquela estrutura, “empenhada, conhecedora e apaixonada pela nossa montanha”, conclui.
A designação de Geoparque Mundial é apenas atribuída a territórios possuidores de Património Geológico de relevância internacional, onde se implementam e desenvolvam estratégias de valorização dos seus recursos endógenos, assentes na Geoconservação, Geoeducação e Geoturismo e que mantenham níveis de melhoria contínua, em prol do desenvolvimento sustentável da região.