O consórcio entre a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e o município da Covilhã para a candidatura aos Bairros Comerciais Digitais foi aprovada. As duas entidades estiveram presentes na apresentação do projeto esta quarta-feira, na cidade do Porto.
A cerimónia de apresentação dos Bairros Comerciais Digitais, no Palácio da Bolsa, acolheu todos os consórcios aprovados no processo de candidatura aquela medida do Plano de Recuperação e Resiliência.
Para o presidente da AECBP, “a aprovação deste projeto é uma excelente oportunidade para a dinamização, valorização e digitalização do comércio”, permitindo “novas oportunidades para os negócios locais e a possibilidade de criação de uma marca e de uma identidade comum”.
Realizado entre a AECBP e o município covilhanense, que assume a liderança deste consórcio, o Covilhã Digit@all consiste num investimento de cerca de 1 milhão de euros no comércio do centro histórico da cidade.
“O investimento previsto é de extrema importância para as pequenas e médias empresas que aqui têm a sua atividade, dotando-as de ferramentas que lhes possibilitam competir com grandes marcas e grandes superfícies comerciais”, aponta João Marques.
A candidatura foi a nona classificada a nível nacional e assenta em três eixos de intervenção: a competitividade, a atratividade e a sustentabilidade.
Wifi de sexta geração, mupies, comunicação digital e a criação de sites e lojas online vão potenciar a transição do comércio tradicional para o mundo digital, fomentando a coesão territorial, reforçando a competitividade económica dos comerciantes locais e a atratividade da cidade.
O Covilhã Digit@ll abrange 200 estabelecimentos comerciais, sendo que as duas fases do projeto vão ser executadas nos próximos três anos.