O Instituto Politécnico da Guarda (PG ) abre nas suas instalações um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) que tem como objetivo facilitar a adaptação dos imigrantes na região da Guarda, anuncia a instituição.
O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) no IPG é um gabinete que tem como propósito prestar apoio e informação sobre a habitação, o trabalho, a educação e o ensino superior, a saúde e a regularização da nacionalidade. O CLAIM – que entra em funcionamento a partir desta quarta-feira, dia 13 de setembro – surge de uma parceria entre o IPG e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
“O nosso país precisa de contrariar o envelhecimento demográfico e de atrair população ativa e estudantes, havendo a necessidade de criar condições para acolher e integrar estas pessoas, sobretudo no Interior, onde há um forte despovoamento”, afirma o presidente do IPG.
“Enquanto agente de inovação, o Politécnico da Guarda tem estado comprometido com o desenvolvimento da região e, ao acolher o CLAIM, demonstra, uma vez mais, preocupação com a inclusão social, com a promoção da interculturalidade e com o progresso socioeconómico da região da Guarda”, refere Joaquim Brigas.
O CLAIM é inaugurado no dia 13 de setembro, às 11:00, no Politécnico da Guarda, numa cerimónia que conta com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e do presidente do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis.