O centenário do nascimento de Natália Correia tem destaque no programa do 24.º aniversário da Alma Azul através de uma Leitura Comunitária no dia 17, domingo, às 17 horas, em Vale de Prazeres, no concelho do Fundão.
Mas às 15.30 horas, já em Vale de Prazeres, a Alma Azul promove uma “Conversa Aberta e Informal” sobre Natália Correia, a partir da biografia “O Dever de Deslumbrar”, de Filipa Martins.
De acordo com a editora de Alcains, a tarde deste domingo é totalmente dedicada a assinalar o Centenário do Nascimento de Natália Correia na Beira Baixa; e tem início em Castelo Branco, às 14.30 horas, com uma viagem em comboio regional com paragens em Alcains, Lardosa, Soalheira, Castelo Novo, Alpedrinha e, finalmente, Vale de Prazeres.
O encontro dos participantes na Leitura Comunitária será no Bar do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres, onde, à hora do café e antes das Leituras, decorre a conversa informal sobre a vida e obra de Natália Correia.
A Leitura Comunitária realiza-se junto à Fonte da Rua dos Tanquinhos, com os poemas previamente distribuídos, dos quais destacamos: “D. João”, dedicado a Eugénio de Andrade; “Uma Laranja para Alberto Caeiro”; e “Queixas das Almas Jovens Censuradas”.
A viagem de regresso tem partida de Vale de Prazeres às 18.58 horas.