A Universidade da Beira Interior (UBI) vai estar ligada à indústria da Defesa, através da participação no consórcio Defence4Tech Hub, o primeiro pólo aprovado para este sector em toda a Europa, revela aquele estabelecimento de ensino superior.
O projeto abrange os domínios aeronáutico, espacial, naval, eletrónico e de sistemas de comunicações. Inserido nos Digital Innovation Hubs, é liderado pela idD – Indústrias de Defesa e representa um investimento europeu de aproximadamente 2,9 milhões de euros, adianta a UBI em nota enviada aos órgãos de comunicação social
O Pólo visa desenvolver atividades que promovam o crescimento e a transição digital da Economia da Defesa, ligando centros de investigação e o setor privado para promover o desenvolvimento de ferramentas e produtos.
Segundo o idD, citado pela UBI, o Defence4Tech Hub “constitui um importante instrumento da estratégia para a Economia da Defesa Europeia que a idD Portugal Defence está a promover, desempenhando um papel importante na promoção do tecido económico e contribuindo para o desígnio de reindustrialização da Europa”.
O docente do Departamento de Ciências Aeroespaciais, Francisco Brójo, é o responsável pelo projeto na UBI, e salienta que o Defence4Tech Hub foi “reconhecido como uma proposta de projeto de elevada qualidade num processo de avaliação altamente competitivo após avaliação por um painel de peritos independente, tendo-lhe sido atribuído o Selo de Excelência para European Digital Innovation Hub pela Comissão Europeia”.
Na UBI, o projeto conta também com a colaboração dos docentes Paulo Oliveira e André Vieira, ambos do Departamento de Engenharia Eletromecânica.
Este projeto conta com várias instituições, além da UBI, nomeadamente o AED Cluster Portugal, a UNINOVA, os três centros de investigação dos três ramos das forcas armadas e o centro de investigação do Instituto Universitário Militar (CINAMIL, CIAFA, CINAV and CIDIUM), a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, o ISQ, o CEiiA e o DTx CoLAB.