Segundo o autarca, 10% do número total de alunos são estrangeiros, oriundos de, pelo menos, 20 nacionalidades diferentes. Um indicador que “fortalece o projeto educativo do concelho”, e que coloca desafios à comunidade educativa.
“Desafia, sobretudo, a classe dos professores e dos seus dirigentes porque, obviamente, a escola multicultural traz logo o maior desafio que é a língua, e atrás disso o processo de inclusão de pessoas que estão a chegar, diariamente, ao nosso concelho.”
Este ano letivo é de grandes desafios para as escolas do Concelho, frisou o presidente da Câmara Municipal do Fundão, a começar pelo Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto onde vão começar as obras de requalificação e alargamento da escola sede, mas também para o Agrupamento de Escolas do Fundão e para a Escola Profissional que vão implementar os respetivos centros de especialização tecnológica, nas áreas da informática e da indústria.
Um ano decisivo para a melhoria da oferta educativa nas escolas do concelho, a vários níveis, “em instalações, em equipamentos, em modelo pedagógico que, obviamente, reorganiza as salas, em componentes mais tecnológicas, que reforça e melhora aquilo que é a transição digital no âmbito das escolas.”
A sessão solene de abertura do ano letivo ficou ainda marcada pela entrega de prémios aos alunos e professores vencedores do concurso UBBU/Siemens, no âmbito da Academia de Código Júnior, pela entrega de bolsas de estudo aos alunos do ensino artístico e pela distinção aos melhores alunos do ensino oficial do concelho do Fundão do passado ano letivo.
Foram ainda homenageados, nesta sessão solene, os docentes e não docentes do concelho que se aposentaram no ano letivo transato.