A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) em conjunto com a Universidade da Beira Interior (UBI), pretende alargar o projeto «Stop Ageing» à comunidade. O objetivo é continuar a ajudar na melhoria da saúde e bem-estar da população idosa.
Desenvolvido pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da UBI, em parceria com a SCMF, o projeto “Stop Ageing” consiste num programa de treino de força, gratuito e supervisionado, conduzido e orientado pelos investigadores da UBI, de modo a verificar melhorias funcionais durante a realização de tarefas diárias.
Apesar do programa estar a funcionar com utentes de seis instituições fundanenses, a Santa Casa da Misericórdia refere que “para o estudo em questão são necessárias mais pessoas”, motivo pelo qual se pretende agora alargar o “Stop Ageing” à comunidade e mesmo à Irmandade da SCMF.
Para além de “aumentar o número de participantes”, o objetivo passa também por continuar a “ajudar significativamente na melhoria da saúde e bem-estar da população idosa”.
Deste modo, são elegíveis para o projeto todas as pessoas com mais de 60 anos, uma vez que “é nesta idade que se começam a registar declínios preocupantes de força e potência muscular”, explica a instituição em comunicado.
Os participantes devem ainda “ser capazes de caminhar com ou sem auxiliares de marcha”; de “comunicar e colaborar com a equipa de investigação e assistentes” e de “fornecer um consentimento informado, esclarecido e livre”.
As sessões de treino decorrem no Hotel Príncipe da Beira, de segunda a sexta-feira, com uma duração de 45 minutos. Contemplam vários exercícios, que vão servir para a equipa fazer uma avaliação dos participantes e definirem programas de treino individuais.
Os interessados devem preencher um formulário, disponível em todos os sítios da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
Desde 2019, que o programa comunitário “Stop Ageing” está a ser desenvolvido no concelho fundanense, pelos investigadores da UBI.
O projeto funciona diariamente no Hotel Sénior Príncipe da Beira com utentes do Hotel Sénior, Centro Comunitário Minas da Panasqueira, Lar de S. Sebastião, Centro Dia do Fundão, Centro de Dia de Alcongosta e Centro de Dia da Capinha.