Ao usar este site, concorda com a Política de Privacidade e Termos e Condições.
Aceitar
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
  • Início
  • Política
    PolíticaMostrar mais
    Flagrante Direto na RCB
    30 de Maio, 2025
    João Morgado apresenta queixa à Protecção Civil
    30 de Maio, 2025
    Fundão: CDU presta contas do mandato na AF da UFFVDAA
    30 de Maio, 2025
    Francisco Mota é candidato do PS à UF Covilhã e Canhoso
    29 de Maio, 2025
    Contrato “era ilegal”
    28 de Maio, 2025
  • Sociedade
    SociedadeMostrar mais
    Uma em cada seis crianças vive em situação de pobreza
    1 de Junho, 2025
    Sociedade Filarmónica Silvarense no “Encontro” na RCB
    31 de Maio, 2025
    “Porque Hoje é Domingo” na RCB
    31 de Maio, 2025
    Homenagem a Armando Martins foi ponto alto das comemorações do dia do concelho
    31 de Maio, 2025
    CFAEBI dinamiza projecto “Rumo”
    31 de Maio, 2025
  • Cultura
    CulturaMostrar mais
    RF de Valverde celebra 49º aniversário
    1 de Junho, 2025
    XI Feira do Enchido e do Presunto regressa às origens com homenagem a associação
    30 de Maio, 2025
    Castelo Branco acolhe 9.º Encontro Infantil de Folclore este sábado
    30 de Maio, 2025
    Concerto Ibérico em Alcains
    29 de Maio, 2025
    Quatro cidades irmãs inspiram livro de Joaquim Gouveia
    29 de Maio, 2025
  • Desporto
    DesportoMostrar mais
    Sub-19: Cariense goleia fora de portas
    1 de Junho, 2025
    Taça Nacional: SC Sabugal e CB Oleiros goleados
    1 de Junho, 2025
    Valverde depende de si para se manter
    1 de Junho, 2025
    Sub-17: SLAD vence e está na luta pela subida
    31 de Maio, 2025
    Sub-19 Feminino: ADF goleia e está no pódio
    31 de Maio, 2025
Pesquisar
Rádio
  • História
  • Instalações
  • Colaboradores
  • Orgãos e Gestão
  • Estatuto Editorial
  • Cooperantes
Categorias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Programacão
  • Arquivo
Emissão
  • Ouvir emissão
  • Discos Pedidos
  • Programacão
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
Leitura: Dança e feira do livro no Fundão
Partilhar
Entrar
Notificações Mostrar mais
Font ResizerAa
Emissão
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
Emissão
Font ResizerAa
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Região
  • Eventos
  • Educação
Pesquisar
  • Rádio Cova Da Beira
    • História
    • Instalações
    • Colaboradores
    • Orgãos e Gestão
    • Estatuto Editorial
    • Cooperantes
  • Categorias
    • Política
    • Sociedade
    • Cultura
    • Desporto
A minha conta Entrar
Acompanhe-nos
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
Rádio Cova da Beira > Notícias > Cultura > Dança e feira do livro no Fundão
CulturaEventosRegião

Dança e feira do livro no Fundão

Paulo Pinheiro
Paulo Pinheiro
Publicado: 22 de Outubro, 2023
Partilhar
6 Min leitura
Partilhar

No âmbito da 14ª edição do festival “contraDANÇA”, o Fundão acolhe uma Feira do Livro de Artes e os espetáculos de dança “TIME”, d’ O Teatrão, e “Paisagem”, de Purga.

A Feira do Livro de Artes decorre, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2023, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, onde pode encontrar edições sobre diversos temas ligados às artes, nomeadamente teatro, dança, cinema, arquitetura, música, performance, arte contemporânea, design, cultura, estética, fotografia, moda, entre outros. A feira estará a funcionar de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, no sábado irá funcionar das 14h00 às 17h00 e das 20h30 às 23h00.

No dia 24 de outubro de 2023, terça-feira, às 10h00, o Octógono recebe o espetáculo de dança “TIME”, d’O Teatrão, que inicia um novo ciclo de trabalho desta companhia dedicado à reflexão e ação sobre o mundo contemporâneo intitulado “Tempo de…”. O Teatrão decidiu “pensar sobre a própria ideia de tempo e fazê-lo para públicos a partir da adolescência num encontro com uma artista convidada – a bailarina, coreógrafa e pedagoga Aldara Bizarro”. Este é um espetáculo onde “perguntamos quanto tempo precisamos para subir ao cimo de uma montanha e parar para contemplar a paisagem ou o que existia antes do tempo da terra ser terra ou se continuamos a brilhar depois da vida acabar”. “TIME é tempo de estarmos juntos, dentro de uma sala de teatro a brincar”.

Com duração de 60 minutos e classificada para maiores de 12 anos, “TIME” tem conceção e direção artística de Aldara Bizarro; interpretação de João Santos, Margarida Sousa e Sofia Coelho; interpretação LGP de Inês Lino; coordenação de estágio LGP de Pedro Oliveira (ESEC); consultores científicos André Barata (Filosofia) e Helena Caldeira (Física); desenho de luz de Jonathan de Azevedo; cenografia e figurinos de Morgana Machado Marques; composição musical original de Luís Pedro Madeira; comunicação de Margarida Sousa e Luís Marujo; grafismo de Paul Hardman (Studio and Paul); fotografia de Carlos Gomes, Mário Canelas, Paulo Abrantes e Teresa Valente; direção de produção de Isabel Craveiro; produção executiva de Cátia Oliveira; montagem e operação de som e luz de Diogo Figueiredo, Jonathan Azevedo e Nuno Pompeu; Oficina Dançar o Tempo (orientação) João Santos e Margarida Sousa. A entrada para este espetáculo será livre.

No dia 28 de outubro de 2023, sábado, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, realiza-se o espetáculo de dança “Paisagem”, de Purga, que “assume enquanto ponto de partida o atual contexto contemporâneo, (in)diretamente caracterizado por modelos relacionais onde a violência é protagonista. O mecanismo cénico sugere a ideia de laboratório onde, em constante tensão e previsível implosão, dois corpos repetem um dueto que nunca chega a acontecer”.

Este espetáculo tem direção artística, coreografia e interpretação de Rodrigo Teixeira; direção artística, direção técnica e vídeo de João Cristóvão Leitão; música de Ricardo Remédio; desenho de luz de Ricardo Teixeira; figurinos e adereços de Purga – Companhia e Maria José Sampaio; espaço cénico de Purga; fotografia e registo de Alípio Padilha; produção de Purga; co-produção de Festival Temps d’Images, Festival contraDANÇA e Teatro Feiticeiro do Norte; parceiro institucional Fundação GDA; apoios da Companhia Olga Roriz, Coletivo Sillyseason, Centro Musibéria, Centro Cultural de Belém; OPART, E.P.E./Estúdios Vitor Córdon.

Os bilhetes para o espetáculo “Paisagem” poderão ser adquiridos n’ A Moagem e terão o custo de cinco euros para o público em geral. Para estudantes e maiores de 65 anos o preço do bilhete será de quatro euros e para grupos com mais de quatro elementos o preço do bilhete será de três euros, mediante reserva prévia. Reserve o seu bilhete através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

O “contraDANÇA” chega em 2023 à 14ª edição. Trata-se de um festival promovido pela ASTA e com “uma base artística sólida, um espaço comum onde a palavra-chave é o movimento contemporâneo, onde a dança, a performance, o teatro, o circo contemporâneo, as media artes e a música se combinam e conjugam”. O festival tem como objetivo promover e desenvolver as várias formas de expressão artística contemporâneas na região, constituindo-se como um espaço onde novos artistas e projetos embrionários encontram visibilidade e oportunidade de divulgação na montra artística que é esta região. Este ano serão apresentados espetáculos na Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Seia e Tourais.

CDP: Sertanense sobe ao segundo lugar da série
Concerto de Cláudia Pascoal cancelado em Alcongosta
Projeto VELEDA promove piquenique no Fundão
Mestrado em Design Industrial acreditado
Concerto solidário para os bombeiros da Covilhã
TAGGED:ASTAcontradança

Subscrever Newsletter

Receba as últimas notícias de última hora diretamente na sua caixa de entrada.
Eu li e concordo com os termos e condições
Ao subscrever, concorda com os nossos Termos e Condições e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento.
Partilhar o artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copiar Link Imprimir
Artigo anterior Sub-19: Gouveia goleia e sobe ao segundo lugar
Próximo artigo II Divisão: BBE perde liderança, Retaxo vence primeiro jogo

Acompanhe-nos

FacebookGostar
XSeguir
InstagramSeguir
YoutubeSubscrever
Mutualista Covilhanse
Inature
Beira Tools
auto nevcar
beira labor
Funda Buildings
Centro Comunitário das Lameiras
CONSTROBI
Município Castelo Branco
cm penamacor

Ad imageAd image
Ad imageAd image

Últimas notícias

RF de Valverde celebra 49º aniversário
Atualidade Cultura Região
1 de Junho, 2025
Sub-19: Cariense goleia fora de portas
Atualidade Desporto Região
1 de Junho, 2025
Taça Nacional: SC Sabugal e CB Oleiros goleados
Atualidade Desporto
1 de Junho, 2025
Uma em cada seis crianças vive em situação de pobreza
Atualidade Sociedade
1 de Junho, 2025

R.C.B.- Rádio Cova da Beira, Cooperativa de Responsabilidade Limitada

 

Entre a Beira e o Mundo

  • História
  • Instalações
  • Colaboradores
  • Orgãos e Gestão
  • Estatuto Editorial
  • Cooperantes
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Programacão
  • Arquivo

Newsletter

Subscreva a newsletter para receber as notícias mais recentes


Eu li e concordo com os  termos e condições
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
Acompanhe-nos
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
  • Início
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contactos
rcb Rádio Cova da Beira rcb Rádio Cova da Beira
Bem-vindo!

Olá, para continuar a ler os nossos conteúdos exclusivos e aceder a serviços pensados para si, faça login.

Username or Email Address
Password

Esqueceu-se da palavra-passe?