Mais palavras para quê…é atleta português, com raízes da Beira Baixa (Bouça-Cortes do Meio – concelho da Covilhã), e campeão nacional 2023 na Meia-Maratona.
O feito aconteceu este domingo em Valência (Espanha). Samuel Barata de 30 anos, tornou-se o primeiro luso a baixar da hora, alcançando o tempo de 59’40’’ (tinha um recorde pessoal de 1h01’29’’), superando o anterior máximo com 26 anos (1997) pertencente a Luís Jesus (1h00’56’’). O atleta do SL Benfica terminou a prova em 14º lugar e conseguiu o 5º melhor tempo de sempre a nível europeu. Em declarações ao diário desportivo “Record”, referiu que “o meu grande objectivo era baixar da 1h01’, e estou super contente. Nunca pensei. Isto são muitos anos de trabalho, não é de semanas, de meses, é de anos. Estou de facto super contente. Brevemente há uma maratona e vou continuar a trabalhar. Espero agora conseguir o mais ambicionado, que é a qualificação para os Jogos Olímpicos. Posso bater todos os recordes nacionais, mas se não for aos Jogos, não tem sentido. Tudo isto, porque o meu grande objectivo, é ser atleta olímpico”, frisou Samuel Barata.
A competição espanhola foi ganha pelo queniano Kibiwott Kandie (57’13’’). Entretanto, também na mesma prova, no sector feminino, a portuguesa Rosa Mota, bateu o recorde mundial da meia-maratona, no escalão de Grupo de Idades de 65 a 69 anos, ao terminar os 21,097 quilómetros, com o tempo de 1h25’52’’.
Recorde-se que a atleta olímpica da maratona, já tinha em seu poder, o recorde mundial, alcançado em Riga, na Letónia, ao correr a mesma distância, numa 1h26’06’’, no início do mês de outubro.
ResponderEncaminhar |