“Falcon Lake” inaugura a programação de novembro, no dia 8, na Moagem. É a história de um casal de adolescentes que passa férias, com as respetivas famílias, numa cabana à beira de um lago, no Canadá.
A anteceder a obra iniciática de Charlotte Le Bom, a última obra de Pedro Almodóvar, “Estranha Forma de Vida”, uma surpreendente curta-metragem que “é uma espécie de western spaghetti ou de western pop a remeter para um fado de Amália Rodrigues com o mesmo título.”
No dia 18, o Cineclube Gardunha retoma o ciclo “Janela para o Mundo”, em parceria com o Centro para as Migrações do Fundão, onde será apresentado o filme “Black Girl”, do senegalês Ousmane Sembéne, que tem uma jovem mulher negra como protagonista e convoca questões prementes como a árdua procura de trabalho ou a luta pela concretização dos sonhos.
Na sessão do dia 18 será ainda apresentada uma recente curta-metragem de Mónica Lima, “Natureza Humana”, inserida na rubrica Cine Gardunha acolhe.
Estreada e premiada no último Festival Internacional de Cinema de Roterdão, “Natureza Humana” entra na intimidade de um casal e nas suas incertezas, num apartamento de uma cidade em confinamento. A realizadora estará presente e conversará com o público.
Já no dia 22, de regresso à Moagem, o Cineclube apresenta o vencedor do último festival de Berlim, “Sobre L’Adamant”, do cineasta francês Nicolas Philibert.
“Sobre L´Adamant” passasse num centro de dia flutuante nas margens do rio Sena, em Paris, que acolhe adultos com problemas mentais.
A encerrar a programação de novembro, no dia 29, a Moagem recebe o filme “Para sempre Mulher” da cineasta japonesa Kinuyo Tanaka. É a história de uma mulher casada e infeliz que encontra nos filhos e na poesia uma escapatória. Uma cortesia da distribuidora The Stone and The Plot.
Todas as sessões são às 21h 30m.