O Veleda – Mulheres em Rede, dinamizado pela Beira Serra, foi um dos 26 projetos selecionados pelo BPI e a Fundação La Caixa para financiamento na edição Prémio Solidário 2023.
De acordo com a Beira Serra, este prémio permite reforçar um trabalho iniciado em 2019 com famílias monoparentais femininas nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão, reforçando o trabalho de um coletivo de mulheres e o envolvimento de entidades públicas e privadas no combate aos constrangimentos e desigualdades associadas à monoparentalidade.
O projeto pretende constituir uma rede de apoio dirigida a famílias monoparentais femininas que contribua para uma melhoria das suas condições de vida e que inclua as próprias mulheres, decisores políticos e entidades privadas nesse objetivo.
Oiça Marco Gabriel (Beira Serra) que à RCB começa por falar da importância deste prémio, mais de 45 mil euros, uma das componentes financeiras do projeto
O VELEDA – Mulheres em Rede, será desenvolvido em parceria com os Municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, com a consultoria da Universidade da Beira Interior, o apoio de uma rede de voluntárias e voluntários e da Ordem de Advogados.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Coimbra, no passado dia 19 de outubro, com projetos de todo o país, sendo que na zona centro foram quatro projetos premiados.