A Procissão Chocalheira e o Sermão Bebiano, no sábado, 2 de dezembro, às 22h, são os pontos altos do programa da festa que decorre em formato de arraial à moda antiga.
O evento recria o encontro dos pastores que percorriam as adegas da vila para provar o novo vinho e a jeropiga. O Sermão Bebiano é um momento de humor e de critica que, este ano, terá como novidade a participação de “dois artistas que, em residência artística, preparam o mais esperado da festa.” Avança a organização, em comunicado.
Ao programa juntam-se danças e jogos tradicionais, o pastoreio (visitas temáticas) e o maneio (oficinas manuais), o simpósio pastoril (residências artísticas de artes visuais e respetiva exposição) e a prova que escolhe a melhor jeropiga da festa.
No primeiro dia, 1 de dezembro, às 21h, o Concerto Condança recebe o grupo de música tradicional Akhorda, finalizando o dia com um grande baile mandado.
No domingo, dia 3 de dezembro, haverá uma Chanfana Comunitária a partir do meio dia e, pelas 14 horas, realiza-se o Mercado Transumante.
A animação de rua será de cariz tradicional, com música, teatro e dança. Não faltarão mercadores, artesãos, tocadores, bailadores, foliões, pregadores, sonhadores, pensadores, petiscos e jeropiga.
Pela festa de Santa Bebiana, coorganizada pela junta de freguesia do Paul e pela câmara municipal da Covilhã, andará a carroça-instalação sonora, BEBIcleta TribIANA, a percorrer as ruas da freguesia, da Alvorada à Recolhida.