A Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, recebe na próxima terça-feira, 14 de novembro, o exercício de simulação “A Terra Treme”. Uma iniciativa a nível nacional que visa capacitar a população para saber agir antes, durante e depois de um sismo.
No concelho da Covilhã, o estabelecimento que este ano acolhe o exercício de simulação é a escola secundária Quinta das Palmeiras.
A atividade, dinamizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, começa com uma ação de sensibilização promovida pelos professores e todas as turmas.
Ás 11h14 a campainha toca para colocar em prática o exercício que tem a duração de um minuto e compreende três gestos simples que “podem fazer a diferença” perante a ocorrência de um sismo: baixar, proteger e aguardar. Prossegue-se, depois, à evacuação da escola de acordo com o Plano de Segurança Interno.
A iniciativa termina com uma mostra dos meios de todos os agentes de proteção civil, nomeadamente da GNR, PSP, Bombeiros e Proteção Civil Municipal.
A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a nível nacional com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.