A associação de teatro e outras artes está a desenvolver, em cocriação com as companhias João Miguel Garcia e Alma d’Arame o espectáculo Maria Coroada. O trabalho tem estreia marcada para o próximo dia 23 de Novembro no Porto.
O espetáculo está neste momento a ser criado em residência artística em Torres Vedras. O texto foi escrito na Covilhã no âmbito de uma residência artística em que decorreu em Junho deste ano, a que se seguiram mais duas residências artísticas de criação, uma em Sintra e outra em Montemor o Novo.
Carmo Teixeira e Sérgio Novo são os elementos da Asta que integram esta produção, a que se juntam nomes como Oceana Basílio e o músico Manuel João Vieira. Em palco estão ainda Gustavo Antunes, Miguel Moreira, Rui Oliveira e João Bastos.
Este trabalho é coproduzido pelo Teatro Nacional São João (Porto), Teatro Aveirense (Aveiro), Cine Teatro Louletano (Loulé), Teatro Virgínia (Torres Novas) e Cine Teatro Curvo Semedo (Montemor o Novo), teatros por onde o espetáculo vai passar em 2023 e 2024. Na Covilhã, “Maria Coroada” é exibido no dia 30 de Novembro no teatro municipal, a partir das 21:30. Nesse mesmo dia, a partir das 11:00 o anfiteatro da parada da UBI acolhe as jornadas de literatura e artes performativas – 1.º Ato – do (sub)texto ao palco, onde vai ser analisado o texto e a construção do espectáculo. Uma iniciativa realizada em parceria com o departamento de letras da universidade da Beira Interior.