A universidade da Beira Interior tem abertas, até ao próximo dia cinco de Dezembro, as candidaturas a novo curso pós-master em “humanitarian architecture, infrastructure and incremental housing for crisis”. A formação vai ser ministrada pelo departamento de engenharia civil e arquitectura da UBI.
Este curso tem 218 horas de contacto e é dirigido a mestres em arquitectura e engenharia civil e áreas próximas, como arquitectura paisagística e planeamento urbano. Podem também candidatar-se licenciados com experiência profissional em arquitectura, engenharia, geografia, sociologia, serviço social e outras áreas relacionadas com riscos de desastres.
De acordo com a UBI, esta nova formação tem como objectivo “qualificar profissionais para desenvolver trabalho em situações de crise que afectam o mundo, como pobreza extrema, desastres, conflitos armados, carências habitacionais relacionadas com fluxos de migrantes, pessoas deslocadas ou refugiados”. Como aspeto inovador, este curso apresenta “uma forte vertente prática e interdisciplinar, focando, através do projecto, a relação entre arquitectura, infraestrutura, habitação, desastres e construção de resiliência comunitária”.
As aulas vão decorrer às sextas-feiras em sistema online, ou presencial com live streaming. A primeira, incluída no evento de abertura, está agendada para 15 de Dezembro. Esta oferta formativa tem vindo a receber o apoio de várias organizações internacionais que vão disponibilizar formadores. Além de especialistas da UBI, o corpo docente conta com académicos e profissionais “com prática acumulada nos cinco continentes e os conselhos consultivo e científico incluem académicos de prestígio internacional” refere a instituição de ensino superior. Existem cinco bolsas de estudo, ao abrigo do PRR, sujeitas à apresentação de uma candidatura.