A associação de municípios da Cova da Beira, está a desenvolver as cartas sociais de 11 autarquias da região. Almeida, Celorico da Beira, Covilhã, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso são os municípios envolvidos neste projecto que pretende definir o instrumento estratégico de planeamento da rede de serviços e equipamentos sociais.
Em comunicado, a associação de municípios sublinha que o trabalho que está a ser elaborado inclui “o mapeamento das respostas existentes ao nível dos equipamentos sociais” e também “a rede de respostas sociais adequada às necessidades” sendo um documento
“fundamental de apoio à decisão pública em matéria de criação ou desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais, por forma a garantir que se dispõe de uma rede adequada e que responda com eficiência às carências e problemáticas sociais diagnosticadas a nível concelhio”.
A carta social municipal é revista sempre que se verifiquem transformações no planeamento estratégico e no ordenamento da rede de serviços e equipamentos sociais anteriormente aprovados, sendo as suas linhas estratégicas definidas por políticas públicas nacionais. Pode também ser avaliada por solicitação dos membros do governo responsáveis pelas áreas da solidariedade e segurança social ou por iniciativa dos próprios municípios.