João Silveira Nunes, aluno do curso de mestrado em finanças e contabilidade é candidato à presidência da direcção da associação académica da universidade da Beira Interior. O acto eleitoral vai decorrer durante o mês de Dezembro. O tesoureiro demissionário da actual equipa considera que “está na hora de reinventar a academia”.
Em comunicado, João Silveira Nunes afirma que são quatro os princípios básicos desta candidatura, colocando em primeiro lugar a aproximação com os alunos “uma vez que sem o estudante, a associação académica não existe” propondo-se criar “uma maior cooperação com os núcleos de estudantes e culturais” assim como “expandir o domínio e a representação por parte da AAUBI”.
O segundo pilar é o da comunicação, uma vez que “é impossível criar uma aproximação aos estudantes sem comunicar com eles, sem ouvir as suas reivindicações e receber as suas sugestões”.
João Silveira Nunes sublinha que o terceiro pilar corresponde à reinvenção “urge transformar a associação académica numa academia mais sustentável, renovar a identidade e o formato dos projectos, acompanhar os avanços digitais, abordar os problemas de saúde mental que assumem contornos pandémicos e apostar na sua prevenção, reforçar a secção desportiva, crucial na preparação para o campeonato europeu universitário de Andebol 2025” bem como “aumentar a oferta formativa de maneira a contribuir para o crescimento curricular, pessoal e académico dos estudantes”.
O quarto e último pilar “assenta na transparência e sendo a associação académica o órgão máximo da representação dos estudantes, é um acto de respeito a existência de transparência financeira e o cumprimento afincado dos regulamentos e estatutos que regem a AAUBI”.