A carpa fumada da associação Fado Cale foi a vencedora do concurso de Melhor Prato com cogumelos do festival Míscaros 2023.
Um prato “pensado e concebido em conjunto” e “inspirado num dos ícones gastronómicos não muito divulgado na nossa região, que é o peixe de rio” diz o presidente da associação.
Trata-se de uma carpa fumada com castanhas e cogumelos pleurotus. “Os cogumelos precisam de um ambiente com humidade e pareceu-nos que pudesse conjugar bem em harmonização com aqueles que são os produtos da terra e, no caso da carpa fumada, com os cogumelos grelhados”, explicou à RCB Leonel Barata.
Dos quatro pratos levados ao concurso do festival míscaros, o da associação Fado Cale foi o que “realmente sobressaiu” para o corpo de júris, composto por uma representante do Intermarché, outro da CIMBD e pelo chef Orlando Esteves.
O chef português explica que o prato da Fado Cale venceu “pelo arrojo de trazer uma carpa fumada juntando aos cogumelos, algo que é bom porque não se estraga, não se deteriora. É um peixe que chega às serranias e que teve uma combinação muito boa com os pleurotus, com os pimentos. Estava tudo uma combinação perfeita que nos criou um paladar muito agradável e é um bom prato para uma entrada espetacular”.
Para o dirigente da associação de Fado, vencer o concurso “é muito bom”, uma vez que se trata de um projeto associativo, onde se divide tarefas, e “para chegar ao dia de abertura, de facto deu muito trabalho e é bom, de alguma forma, ver esse trabalho reconhecido”, aponta Leonel Barata que espera, tal como com o prémio de melhor sangria na Sangria Agosto 2023, que o prémio se “reflita no público”.
O prémio para o Melhor Prato com cogumelos do festival Míscaros 2023 é uma faca de cozinha desenhada e concebida pelo artesão cutileiro Telmo Roque, totalmente exclusiva e alusiva ao cogumelo e que agora fica nas mãos da Fado Cale.
Para além do melhor prato, o arranque do festival do cogumelo também ficou marcado pelo concurso de melhor espaço, cujo vencedor foi a tasca “VAKAUSHI” pela criatividade, originalidade da decoração que também vai de encontro ao tema do festival, a reciclagem, com o reaproveitamento de vários materiais para fazer daquele espaço uma casa bonita e acolhedora.