A quadra natalícia na cidade de Castelo Branco começa a ser celebrada já a partir do dia 1 de dezembro, data em que abre portas o Mercadinho de Natal e se acendem as luzes da cidade. Durante todo o mês, o município tem à disposição um programa para todas as idades com várias propostas gratuitas para a celebração da época festiva.
Os cânticos de natal começam a ser entoados no primeiro dia de dezembro. Abrem-se as portas ao Mercadinho de Natal que este ano conta com 60 barraquinhas de acepipes natalícios, produtos regionais e artesanato e animação de rua.
Depois do acender das luzes, pelas 17h, o grupo Coimbra Gospel Choir dá as boas vindas ao Natal, com uma atuação onde se misturam filhoses e cacau quente.
No dia seguinte é a chegada do Pai Natal à “Aldeia do Pai Natal” onde os mais pequenos podem descobrir a Floresta Encantada. Ali esconde-se a casa do protagonista natalício, a oficina dos duendes, várias oficinas criativas e ainda, a Pista de Gelo.
No dia 9 de dezembro é inaugurada na sala do Centro Cívico a exposição “Magia de Natal”, com árvores e prendas feitas pelos alunos dos diferentes Agrupamentos de Escolas em colaboração com os Serviços Educativos da Câmara Municipal.
Durante o mês de dezembro também não vai faltar em Castelo Branco, o Comboio de Natal, que passeia pela cidade, nem o Palco Mágico, onde vão atuar muitos grupos da comunidade artística albicastrense e não só.
Na noite da consoada a tradição cumpre-se com a queima de vários madeiros espalhados pelos adros das igrejas, mas as celebrações só terminam com o Sorteio de Reis 2024, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa. Quem realizar compras iguais ou superiores a 25 euros no comércio local até 31 de dezembro, habilita-se a receber presentes de oferta.
Um “mês de alegria”, refere o município de Castelo Branco, que promete “muita animação neste mundo encantado”.