A associação de municípios da Cova da Beira, a “Enerarea” e outros parceiros transfronteiriços já deram início às actividades do projecto experimental “Paisagens com Futuro”. A acção é direccionada para a prevenção e recuperação de paisagens afectadas por incêndios florestais, dirigidos a pessoas com dificuldades especiais.
Em comunicado a AMCB refere que a ideia “consiste na implementação de um modelo de formação e emprego personalizado, de carácter piloto e experimental, na prevenção e recuperação de paisagens afetadas por incêndios florestais, dirigidos a pessoas com dificuldades especiais de acesso ao emprego”. O projecto tem o apoio da fundação “La Caixa” e que vai proporcionar “uma nova oportunidade de formação e emprego para 10 portugueses e 10 espanhóis, na área ambiental promovendo um território sustentável num ambiente rural e terapêutico”.
A associação de municípios da Cova da Beira acrescenta que outros dos objectivos são “melhorar a empregabilidade das pessoas com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho que residem em territórios fronteiriços na área da economia verde” assim como “melhorar a resiliência e a biodiversidade das zonas afetadas pelos incêndios florestais, através de uma gestão agroflorestal integral”.