Um livro de contos para adultos com personagens que têm tanto de fictícias como de reais. “Contos com gente lá dentro” é o primeiro de Estefânia Barroso que este sábado apresentou a obra na sede da Banda da Covilhã.
É a primeira obra editada de Estefânia Barroso. Uma coleção de dezasseis contos para adultos, “de histórias de vida, de pessoas, desde as mais novas até ao fim da idade”. Personagens fictícias, que partem das vivências da autora e do que ela foi observando ao longo da vida e na sociedade.
“Portanto seria aquelas histórias que poderíamos encontrar no nosso tio, na nossa avó. Quem tem lido diz que se sente muito próximo, porque encontramos sempre alguma personagem que nos lembra alguém da nossa família”, revelou a autora aos jornalistas, momentos antes da apresentação.
Professora de português de base, mas a atualmente a lecionar na modalidade de educação especial no Fundão, Estefânia Barroso explica que trabalha áreas diferentes e “necessitava de voltar à parte da literatura, do português”, tendo sido esta a forma que encontrou, para além do blog onde já escrevia antes.
Enquanto professora, Estefânia Barroso espera que este também seja uma forma de “alertar” os alunos “para a leitura”, visto que muitos destes contos podem ser lidos por jovens mais crescidos.
A autora espera também que “Contos com gente lá dentro” seja apenas o primeiro projeto literário de muitos os que estão para vir.
“Há muito mais para dizer, eu também escrevo muitas crónicas gostaria de compilar algumas delas, portanto eu gostaria, dependendo do sucesso deste (ou não), de continuar a escrever. Há muita coisa que eu gostaria de compilar e outras tantas aqui na cabeça que gostaria de escrever”, refere a escritora nascida em França, mas que se considera uma covilhanense.
A ânsia comedida de partilhar mais narrativas com a comunidade, como fez neste livro onde cada conto é uma janela para espreitar vidas, emoções e sentimentos. “Contos com Gente Lá Dentro” já está disponível em livrarias em formato físico e digital.