Uma sessão literária dedicada a Urbano Tavares Rodrigues, no dia do seu nascimento, 6 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Serpa é o destaque do mês de dezembro na produtora de atividades literárias Alma Azul.
O mês de dezembro literário da editora Alma Azul inicia-se na terça-feira, 5 de dezembro de 2023, às 19 horas, na Biblioteca Municipal de Beja, com mais um encontro mensal de “Há Poesia no Jardim”, com António Vilhena; e termina no dia 28, com um almoço literário em Coimbra.
Um Fim de Ano com textos de Natália Correia, Mário Cesariny, Eugénio de Andrade e Eduardo Lourenço é a proposta da Alma Azul para encerrar o ano com autores a quem dedicou muito do seu trabalho em 2023, numa partilha festiva à mesa com a Comunidade de Leitores de Coimbra.
É na cidade de Coimbra que se realiza o “Almoço Literário Alma Azul”, aberto a todos os interessados, através de inscrição prévia no correio eletrónico da produtora de atividades literárias, com sede em Alcains.
De acordo com a editora, muita poesia e algum pensamento sobre o “labirinto da saudade que marca a identidade portuguesa no mundo” estarão em cima da mesa; além dos três livros editados em 2023: “Resina”, em parceria com o Município de Proença-a-Nova; “Estêvão Dias Cabral”, de Lídia Barata; e “Clepsydra”, de Camilo Pessanha, com um texto de introdução de Eugénio de Andrade, na nova coleção de poesia “O Navio de Espelhos”.
“Tudo a acompanhar o almoço (frugal) com que a Alma Azul deseja encerrar um ano de trabalho intenso e cheio de atividades inovadores no modo de abordar nomes maiores da Língua Portuguesa”, refere a produtora de atividades literárias.
Antes, no dia 15, sexta-feira, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Loures, encerra as sessões literárias “com maior sucesso em 2023: Eugénio de Andrade na Biblioteca”.
Poemas e uma narrativa sobre as raízes e o percurso de Eugénio de Andrade, da Beira Baixa ao Porto; serão os temas a tratar na Biblioteca Municipal de Loures, encerrando assim o que iniciou no mês de Janeiro (mês do centenário de Eugénio de Andrade) em Abrantes, passando depois por Beja, Sines, Fundão, Ourém, Odemira, Odivelas, Guarda, Proença-a-Nova, Tomar, Albufeira, numa promoção da Leitura.
No dia 19, às 16 horas, ainda tempo para uma sessão literária muito especial, dedicada a Alexandre O´Neill, e integrada na Feira do Livro de Natal da Biblioteca Municipal Manuel Antunes, na Sertã.
Para o ano de 2024, a Alma Azul revela que está a preparar um programa para assinalar os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974; e o 25.º Aniversário da Alma Azul (1999-2024).
“A Cor da Liberdade”, em fase de produção, a partir de textos de Jorge de Sena, Camões, Sophia, Maria Velho da Costa, José Alberto Oliveira, Alexandre O’Neill, Luiza Neto Jorge, António Ramos Rosa, Natália Correia e outros, será o trabalho com mais destaque a apresentar durante todo o ano de 2024 em Bibliotecas Municipais e Feiras do Livro; num exercício de pensamento integrado, dirigido a jovens e adultos, sobre a fascinante aspiração humana da Liberdade.