Está conhecido o “campeão de inverno” no distrital de futsal de Castelo Branco, com a equipa GDM/ AAUBI a vencer a ADEP na final da prova este domingo e a celebrar o primeiro troféu da temporada.
Um duelo de gigantes, entre as duas equipas que têm estado em melhor forma até agora durante a época e que já se esperava emocionante e repleto de incerteza até final e a verdade é que a realidade não desiludiu. A equipa da Mata/AAUBI tinha vencido o Ladoeiro B por 4-3 nas meias-finais e a ADEP tinha vencido o NJ Proença-a-Nova por 3-2, prova também de equilíbrio que este ano marca o cenário distrital do futsal e que tem trazido emoção a cada encontro.
A equipa covilhanense arrancou a partida a vencer, com canto batido à direita pelo capitão Gonçalo Pombo e com a bola a seguir direta para a baliza. Seguiu-se depois uma fase de maior domínio para a ADEP que coneguiu operar a reviravolta no marcador, com bis de Gregório (um de fora de área em grande estilo e outro de cabeça ao segundo poste) e ainda um golaço do guarda-redes Dário Afonso de baliza-a-baliza. O jovem Duarte Moreira ainda voltaria a reduzir para a Mata, mas antes do intervalo a ADEP ainda faria outro golo, neste caso o mais artístico da tarde, com um chapéu por cima do guarda-redes de Rui Gaspar ainda dentro do seu próprio meio-campo, levando o encontro com 4-2 a favor da equipa da casa nesta final para o intervalo.
No segundo tempo, a Mata/AAUBI ia marcar dois golos e chegar ao empate, com Daniel Rodrigues a selar o 4-4 num jogo eletrizante e que ainda viria novamente a ADEP na frente do marcador, a fazer o quinto por intermédio de Kilson. E depois o momento que muda o rumo de todo o encontro: a ADEP ficou tapada por falta muito cedo, com a equipa de arbitragem debaixo de fogo por parte dos adeptos da casa e dos jogadores e staff da própria equipa penamacorense, com a quinta falta a ser marcada ainda a 14 minutos do fim. Isso mudou por completo o encontro e a forma como estava a decorrer, e obrigou a equipa a reduzir a intensidade nas abordagens e tornou a equipa da Mata mais confiante em ter bola e ir para cima do adversário, ganhando assim duas faltas que dariam 2 livres de 10 metros, batidos de forma brilhante por Carapito. Pelé ainda viria a ser expulso por duplo amarelo e a jogar com menos um a equipa da ADEP iria ainda sofrer o 7-5, com Diogo Costa a fazer o seu segundo golo no encontro e a selar a vitória covilhanense, onde Carapito ainda atirou mais um livre de 10 metros ao poste, desperdiçando a oportunidade de fechar o encontro com um hat trick.
A equipa de Rúben Santos fazia assim a festa em Penamacor, querendo que esta conquista os catapulte para uma época de sucesso e regresso aos nacionais. Para a ADEP de João Paulo Santos, esta derrota não belisca o seu objetivo do título de campeões distritais, definido para esta temporada como a grande prioridade.