É caso para se dizer que com trabalho, dedicação e muita perseverança, tudo se alcança na vida e no desporto. Samuel Barata atingiu este domingo em Valência (Espanha) os mínimos para representar o país nos Jogos Olímpicos de Verão 2024, em Paris.
O sonho torna-se assim realidade, 4 anos depois, com o atleta do SL Benfica (com raízes na Bouça – Cortes do Meio – concelho da Covilhã), bateu o recorde pessoal da Maratona, por mais de dois minutos e meio (2h10’13’’), numa prova ganha pelo etíope Sisay Lemma. Com 30 anos de idade, o fundista Barata alcançou a marca fantástica de 2h07’35’’, apenas superada em Portugal, por António Pinto (2h06′ 36 “) e Carlos Lopes (2h07’12’’). É verdade que a confirmação do lugar nas Olimpíadas só acontecerá em 30 de junho do próximo ano, quando houver o acerto entre lugares de ranking, mas com este tempo obtido, Samuel Barata, tem naturalmente via aberta para estar na capital francesa. “Não sei quando estarei de novo a este nível e arrisquei. Quebrei um pouco aos 30km, mas, mesmo assim, consegui o objectivo principal, que era a qualificação olímpica e, por isso, estou muito satisfeito com a minha prestação”, disse à comunicação social nacional. O atleta acrescenta ainda que “estou deveras contente. Não foi fácil. Foi o fecho de longas semanas, longos meses de trabalho, uma preparação que começou em agosto. Agora é recuperar, pensar no futuro e preparar os Jogos Olímpicos”, concluiu Samuel Barata.
Entretanto, também no domingo decorreu em Lisboa, o Campeonato Europeu da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (VIRTUS) na Meia-Maratona dos Descobrimentos. João Monteiro do Penta Clube da Covilhã esteve presente em representação de Portugal e classificou-se num espectacular 10º lugar, com o tempo de 1h18’09’’, na qual bateu o seu recorde pessoal num minuto. O treinador Amaro Teixeira acompanhou o atleta. A prova foi ganha pelo atleta paralímpico português da Casa do Povo de Mangualde, Cristiano Pereira (1h06’31’’). Colectivamente, o nosso país ficou em segundo lugar.