Natural de Atalaia do Campo (concelho do Fundão), o ex-guarda redes Joaquim Mendes, actualmente com 64 anos de idade, decidiu oferecer, em ano de quinquagésimo aniversário da Associação Cultural e Recreativa de Atalaia do Campo (Centro Básico de Formação de Futebol pela FPF), um troféu do seu espólio desportivo.
A RCB sabe que se trata de um galardão ganho pelo antigo jogador, na época 1982-83, ao serviço do Sp. Espinho, de melhor atleta da 1ª divisão nacional (actual I Liga), distinção entregue pelo jornal (já extinto) “Gazeta dos Desportos”. A cerimónia decorre esta sexta-feira, 08 de dezembro, durante um almoço, na sede social do clube, com a presença da direção e entidades (Município do Fundão, UF Póvoa da Atalaia/Atalaia do Campo e AF Castelo Branco), através de Miguel Gavinhos(vice-presidente), Rui Alberto(presidente) e Joaquim Matias (presidenta da MAG), respectivamente, para além de alguns familiares.
Joaquim Mendes teve uma carreira de futebolista de 23 anos, 14 dos quais, na primeira divisão nacional, deixando os relvados na temporada 1994-95, no Mealhada, após ter estado também no Sp. Lourinhanense, na mesma época. O ex-atleta teve ainda passagens por SL Benfica (quatro épocas), Portimonense, Sp. Covilhã (1989-90), Benfica e Castelo Branco, Alcains, Varzim, Marítimo, Olhanense, Académica de Coimbra, Sp. Espinho e Famalicão. Como treinador, representou o Sertanense FC (2009-10), Micaelense, Lagoa, Nacional, Madalena, Moura, Sp. Farense, Sp. Lamego, Portosantense, Cambres, Cinfães, Pinhalnovense, Aljustrelense, Miramar e Portimonense.
A ACR Atalaia do Campo (clube filiado na AFCB) também fará uma singela homenagem “ao filho da terra”, refere o presidente do clube à RCB.
A colectividade liderada por Bruno Correia, recorde-se, festejou 50 anos, no passado dia 20 de setembro.