A Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão (ACICF) recuperou a viatura da equipa “comércio seguro” da GNR do Fundão, que estava inoperacional há alguns meses. Além de reforçar a segurança nas ruas da cidade, que já é foco da parceria estabelecida entre a ACICF e a GNR, a inicaitiva visa ajudar a aumentar a segurança que está a faltar na Zona Industrial.
Há “alguns meses” que a única viatura destacada para a equipa do comércio seguro da GNR do Fundão estava inoperacional e a Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão reuniu esforços para recuperar o veículo, tanto a “nível motor” como a nível de pintura.
Uma intervenção que, de acordo com o presidente da ACICF, teve o intuito “reforçar a proximidade nas ruas da cidade”, existindo já “uma parceria estreita com a GNR para reforçar esta proximidade com os comerciantes”, mas também para “reforçar a segurança na Zona Industrial do Fundão, uma vez que essa área está a necessitar inevitavelmente”.
Jorge Gaspar revela que “os empresários fixados na zona industrial têm passado essa mensagem nos últimos dias” e, desde que os novos órgãos sociais tomaram posse “uma das mensagens que fizeram chegar à ACICF foi a insegurança e até alguns assaltos que têm ocorrido nos últimos tempos”.
De acordo com o comandante da GNR Fundão, apesar de, em 2023, se ter registado “um decréscimo da criminalidade na zona industrial” e da criminalidade relacionada com o comércio em geral, “ao longo dos últimos meses ocorreram algumas situações que merecem” o esforço de policiamento, do qual destaca dois “arguidos por furto em estabelecimentos comerciais em abril e agosto” deste ano.
David Canarias refere ainda que as medidas preventivas que a ACICF “se encontra a estudar são positivas para mitigar as eventuais situações de furto, roubo” entre outros.
O comandante considera que a recuperação da viatura pela associação comercial “veio em boa altura” também para o reforço da operação “Comércio Seguro” que está no terreno desde o início do mês de dezembro para fortalecer o policiamento junto dos estabelecimentos comerciais, “seja do comércio tradicional, seja das grandes superfícies, seja do mercado do Fundão, devido à maior afluência de pessoas”.
A reparação e entrega da viatura à GNR do Fundão por parte da ACICF vem, por outro lado, celebrar os vinte anos da parceria entre as duas entidades, que se pretende manter em prol da segurança de todos os empresários e comerciantes.