Ponto prévio. Foi um bom jogo de futebol, bem disputado, dinâmico, competitivo, competente de parte a parte e de qualidade. Daí que, o empate a dois golos, entre Alverca e Sp. Covilhã é justo.
Os leões da serra apesar de terem estado sempre em vantagem no marcador, a equipa de Alex Costa não conseguiu segurar a vitória e termina 2023 com 4 empates, em 4 jornadas da Série B da Liga 3, e por isso “perdeu” a oportunidade de regressar à liderança do campeonato. Entrou melhor o conjunto ribatejano orientado por José Pereira, pressionou, dominou durante 10’, teve uma excelente situação de marcar por intermédio de João Costa, boa intervenção do guarda-redes serrano, aos 20’. Foi no entanto, que no minuto 19’, em contra-ataque, o internacional moçambicano Gildo, a passe de Elijah, colocou a equipa na frente do marcador. No primeiro tempo, mais posse para o Alverca, mas em transição, o SCC, marcou e teve ainda mais um bom ensejo de facturar por Elijah, minuto 15’.
No segundo tempo, invertem-se os papéis. Os serranos foram melhores durante 15’, tiveram duas boas oportunidades de marcar por intermédio de Elijah (sempre ele) e João Vasco, e na resposta, em contra-ataque, é a formação da casa que chega à igualdade por Luís Miguel, que, com alguma sorte à mistura, num mau alívio de Vasco Coelho, fez o 1-1. Lance que deixou dúvidas, pois pareceu que o esférico ressaltou no braço do avançado, antes de rematar para golo. O jogo ficou com sinal mais para o Alverca, que voltou a ter as rédeas, controlou e enviou um cabeceamento à barra da baliza, minuto 64’ por Luís Miguel (homem do jogo). Aos 66’, também em rápida transição, bela jogada de Diogo Ferreira e Bruninho a rematar com êxito, colocando de novo a sua equipa em vantagem. Elijah teve ainda a possibilidade de fazer o 3-1, aos 80’, mas o empate chegaria com justiça aos 81’ com um bis de Luís Miguel, depois de um belo lance de ataque. Por tudo isto, a igualdade a dois, foi o resultado mais consentâneo com o que aconteceu durante os 90’.