Os utentes da residencial Don António, em Peraboa, realizaram o seu primeiro concerto de Natal tocando e cantando para os seus familiares. Em anos anteriores, o concerto de Natal era realizado por um grupo musical convidado, mas este ano foram os próprios residentes, sob orientação do maestro Alexandre Pontes, interpretar várias canções de Natal.
Em nota de imprensa, a direcção daquela estrutura refere que “este é o resultado de um projecto de musicoterapia que está a ser implementado, desde Junho de 2023” naquela instituição sob orientação do maestro e multi-instrumentista Alexandre Pontes. Os ensaios são semanais e desenvolvidos numa Oficina de Música, onde um grupo de residentes trabalha a parte vocal, e outra oficina onde tocam instrumentos de cordas e percussão.
Quando este projecto de musicoterapia se iniciou “nenhum dos residentes sabia ou tinha formação musical tendo o maestro Alexandre Pontes conseguido que tocassem instrumentos de cordas e percussão, fazendo com que ao fim de seis meses dessem o primeiro concerto das suas vidas”.
Esta orquestra sénior “pela forma como foi pensada, possibilita que outros músicos e cantores se juntem aos residentes para fazerem música” e o concerto que decorreu nas instalações da residência teve a participação das coristas Teresa Duarte Reis, Ana Maria Francisco, Isabel Francês, Conceição Santarém e Graziela Cosme para a interpretação de temas como “É Natal, é Natal”, “Natal d´ Elvas”, “Glória”, “Noite Feliz” e “Menino do Tambor” que cantaram ao lado desta orquestra sénior “cumprindo com outro dos objectivos do projecto; o entrosamento dos residentes com outros músicos e cantores”.
Os residentes gravaram ao vivo um videoclip da canção “Menino do Tambor”, cujos ensaios decorreram durante Novembro e Dezembro de 2023, tendo o videoclip sido divulgado nas redes sociais no passado dia 16.