15 centros de saúde da Beira Interior, entre os quais o do Fundão, fazem parte da lista de 189 estruturas que passam a estar abertas ao fim de semana para poder dar resposta a situações de doença aguda não emergente. A medida foi ontem apresentada pelo ministério da saúde para fazer face a um aumento da procura de cuidados de saúde. Há também 42 unidades em todo o país que passam a funcionar depois das 20:00.
Em comunicado, o Ministério da Saúde salienta que os centros de saúde “são alternativa” às urgências dos hospitais “para consultas em situações não emergentes”.
Para além do Fundão, passam a funcionar aos fins de semana no distrito de Castelo Branco os centros de saúde de Belmonte, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Sertã. Já no distrito da Guarda a medida abrange as unidades de Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel e Sabugal.
Em comunicado, o Ministério da Saúde salienta que os centros de saúde “são alternativa” às urgências dos hospitais “para consultas em situações não emergentes”, acrescentando que “numa altura de maior procura de cuidados de saúde, em resultado do aumento de infecções respiratórias e do tempo frio, que pode descompensar a doença crónica”, os utentes devem contactar previamente a linha telefónica SNS24 para aconselhamento e encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada”.
Para além desta medida, há 10 centros de saúde que passam também a funcionar a partir das 20:00. No distrito de Castelo Branco são quatro; Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã. Já no distrito da Guarda a medida abrange as unidades de Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel e Sabugal.