Faleceu esta sexta-feira, aos 65 anos , José Mendes, presidente da direção do Sporting Clube da Covilhã (SCC).
José Mendes estava internado há pouco mais de três meses devido a doença prolongada no Centro Hospitalar Universittda Cova da Beira, na Covilhã.
Estava no cargo de presidente da direção do SCC há 19 anos consecutivos (21 de setembro de 2004).
Durante o seu mandado o clube registou duas subidas e duas descidas de divisão, mas o destaque vai para as 15 temporadas consecutivas que o clube militou na II Liga.
José Mendes foi também dirigente da Liga Portugal por duas vezes com Pedro Proença.
A RCB endereça sentidos pêsames à família, ao SCC e amigos.
A Câmara Municipal da Covilhã manifesta publicamente o seu profundo pesar pelo falecimento de José Mendes. Na sequência da marcação do funeral para domingo, 07 de janeiro de 2023, às 12:00h, o presidente da autarquia covilhanense, Vítor Pereira, decidiu decretar um dia de Luto Municipal, que é
respeitado neste mesmo domingo, com a colocação da Bandeira do Município a meia haste.
Recode-se que este ano haverá eleições no clube serrano para o triénio 2024-27.
Devido ao falecimento do presidente do SCC, o jogo agendado para amanhã SCC- Amora (jornada 15), às 15:00h, foi adiado.
A Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) decidiu que em todas as competições deste fim de semana é efetuado um minuto de silêncio.
José de Oliveira Mendes. nasceu em Alcains (Castelo Branco), a 6 de julho de 1958. Militar na reserva, foi atleta nas camadas jovens do SCC na década de 70.
.- * Alteração do local das cerimónias fúnebres: o velório decorre, este sábado, 06 de janeiro, em dois locais; Entre as 16:00h e as 19:00h, no Centro Funerário Moreira (Covilhã) e, a partir das 19:00h, na Igreja da Misericórdia da Covilhã. No domingo, 07 de janeiro de 2023, após o velório, aurna é levada para o crematório de Castelo Branco.
LIGA PORTUGAL E FPF LAMENTAM MORTE DE JOSÉ MENDES
A Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol decreteram o cumprimento de um minuto de silêncio nos jogos que se realizam este fim-de-semana em todas as suas competições. A Liga Portugal “lamenta profundamente” o falecimento de José Mendes, Presidente do SC Covilhã.À família enlutada, aos adeptos em geral e covilhanenses em particular, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências.
A FPF determinou ainda o adiamento do jogo entre o SC Covilhã e o Amora FC , marcado para este sábado, a contar para a jornada 15 da Liga 3, “depois da proposta ter sido imediatamente aceite pelo clube da Medideira”, refere a Federação.
O presidente da FPF deixa mensagem em memória do líder do clube serrano:
“Foi com profunda consternação que tomei conhecimento da morte de José Mendes, presidente do SC Covilhã e figura marcante do clube e do futebol português”, refere Fernando Gomes.
Para aquele responsável, nos últimos 20 anos, José Mendes liderou “com carisma e dedicação” um clube “que é uma bandeira da região e um baluarte do futebol português”., sublinha.
“José Mendes foi um verdadeiro leão da Serra e deixa o futebol e o dirigismo mais pobres”, destaca o presidente da FPF.
“Aos seus familiares e amigos, dirijo os meus sinceros sentimentos. Ao SC Covilhã, fica o meu pesar e a convicção de que saberá honrar o legado do seu digno presidente”, conclui.
noticia em atualização