A quarta edição do projeto “Holon em Movimento” arranca esta terça-feira, 9 de janeiro, desta vez com 30 entidades inscritas e mais de 700 participantes. Para além das sessões de exercício físico semanais online, este ano está previsto, pela primeira vez, um encontro presencial com os intervenientes.
“Holon em Movimento” é um projeto que nasceu na Cova da Beira e se estendeu a todo o país. A partir de dia 9 de janeiro e todas as terças-feiras, através da plataforma Zoom, utentes de instituições de norte a sul do país realizam sessões de 40 minutos para promover a prática do exercício físico.
De acordo com as Farmácias Holon, entidade promotora do projeto, esta edição já conta com “30 entidades inscritas totalizando a participação de mais de 700 pessoas”.
Uma edição, revela, que “surge num esforço contínuo para promover a saúde e o bem estar nas comunidades locais”, proporcionando momentos de exercício físico e cognitivo através da interação digital.
Para além das sessões regulares às terças-feiras, os intervenientes são ainda desafiados a participar em várias atividades, permitindo “a continuidade do projeto para lá do momento de partilha online”.
Este ano o “Holon em Movimento” associou-se também ao programa Memo_Move, uma investigação que visa monitorizar os participantes da iniciativa. Mas a novidade desta edição é passar do ecrã para a vida real, com um encontro presencial entre os membros do projeto.
Este é um projeto promovido pelas Farmácias Holon Covilhã, S. João, Pedroso, Diamantino, Costa, Torre das Argolas e Corvo. Das três edições anteriores, o balanço “tem sido muito positivo”, avança a organização. “Não só pela adesão, mas também pela avaliação das entidades”, verificando-se “um aumento significativo de instituições inscritas em cada edição”.
As inscrições da quarta edição ainda estão abertas, através de um formulário online.