As “Quartas de Teatro”, dinamizadas pelo Teatro das Beiras, arrancam já esta quarta-feira, 10 de janeiro, com o espetáculo “Entre eles dois”, pela companhia Escola de Mulheres. Ao longo do ano estão programadas mais sete sessões naquela que é a segunda edição da iniciativa de teatro regular.
Com texto de Catherine Verlaguet, encenação de Marta Lapa e interpretação de Hugo Nicholson e Sofia Fialho, “Entre eles dois” é uma peça que aborda “duas adolescências fortemente conturbadas pelo desamor e pelas disfunções familiares”, metáfora da dificuldade de viver. Uma criação que conta com música original de Pedro Moura, “elemento fundamental” que reforça os momentos dramáticos e torna a peça num espetáculo de pop ou rock.
É a primeira apresentação das “Quartas de Teatro”, marcada para este dia 10 de janeiro, às 21h30 no auditório do Teatro das Beiras.
A companhia CENDREV, de Évora, pisa o mesmo palco em fevereiro e, depois, em abril, o Teatro da Rainha. Em maio, o Teatro do Noroeste apresenta “Salgueiro Maia: cartografia de um monólogo”, no âmbito do 25 de abril e em junho chega a encenação de A Escola da Noite.
A Companhia de Teatro de Almada e o Krisálida Teatro são os grupos que se apresentam na Covilhã em setembro e dezembro de 2024.
Os bilhetes, com um custo de seis euros, estão disponíveis na bilheteira física do teatro ou na ticketline.
Recorde-se que a iniciativa “Quartas de Teatro” teve início em 2023, com o objetivo de complementar a programação da companhia, permitindo a fruição regular de espetáculos de teatro naquele auditório. Para o diretor artístico, a primeira edição “superou, em termos de público”, as expetativas.
“Pensamos que seria uma atividade que fosse crescendo ao longo dos anos, com a habituação de ter teatro uma quarta-feira por mês, mas tem sido muito gratificante a presença de público ao longo deste último ano”, destacou Fernando Sena, durante a conferência de imprensa da programação para 2024.
As “Quartas de Teatro” vão agora para sua segunda edição, com sete companhias e oito apresentações de janeiro a dezembro.