O Município de Idanha-a-Nova entregou, no passado Dia de Reis, 6 de janeiro, os prémios do Concurso de Presépios 2023 a oito escolas, jardins de infância, instituições e associações de todo o concelho.
Na edição de 2023 participaram ao todo 30 entidades. Na categoria de escolas e jardins de infância, o primeiro prémio foi para o Jardim de Infância Mascal, no Ladoeiro.
O segundo lugar foi atribuído à Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro e o terceiro, ao JI Termas de Monfortinho. Fora do pódio, mas ainda galardoada foi a creche da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova.
Já na categoria de instituições, associações e comerciantes, o presépio vencedor foi do Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha. O segundo prémio para a Junta de Freguesia do Rosmaninhal e o terceiro para a Junta de Freguesia de Medelim. Em quarto lugar, o presépio concebido pelo projeto comunitário de Oledo.
Os restantes participantes foram distinguidos com uma menção honrosa. Apesar do que ditou o concurso, para o presidente da Câmara, “a criatividade foi a grande vencedora” da competição.
Armindo Jacinto traça o objetivo para a próxima edição, de “envolver também a população no processo de votação” e ter “cada vez mais entidades a participar”.
A entrega dos prémios teve lugar no Mercado da Bio-Região, com atuação das Adufeiras de Idanha-a-Nova, com cantares tradicionais e de Janeiras.