A Guarda Nacional Republicana apreendeu 35 quilos de azeitona no distrito de Castelo Branco no âmbito da operação “Campo Seguro”. A acção foi desenvolvida entre Junho e Dezembro do ano passado em explorações agrícolas e florestais com o intuito de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.
Durante a operação, foram realizadas mais de 3100 acções de informação e sensibilização dirigidas a quase 14 mil pessoas, junto das comunidades rurais, em particular junto dos agricultores, sobre medidas de prevenção de ilícitos criminais, nomeadamente sobre furto de produtos agrícolas, furto de cobre e outros metais não preciosos, situações de exploração em contexto laboral relacionadas com o tráfico de seres humanos.
No âmbito desta acção foram ainda realizadas 3087 acções de patrulhamento e 1327 ações de fiscalização, culminando na detenção de 122 pessoas e na identificação de outras 299 maioritariamente por crimes de furto nas explorações agrícolas.
No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR dá nota de que vai continuar a desenvolver acções de policiamento de proximidade e de fiscalização ao longo de todo o corrente ano.