O presidente da Assembleia Municipal do Fundão, Carlos Gomes São Martinho, foi o nome indicado para representar a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) na nova Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCB), criada em novembro de 2023. Uma escolha que ainda vai ser submetida à tutela e à comissão de recrutamento para uma nomeação posterior.
A indicação foi concertada entre os municípios do Fundão, Covilhã e Belmonte e votada pelos representantes dos municípios da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira.
Para além da sua formação em economia, experiência e representação em múltiplas instituições, Carlos São Martinho Gomes foi designado para exercer funções executivas na administração da recente ULS Cova da Beira, pelo seu “compromisso com o território”.
“Estamos satisfeitos e acho que o Fundão fica muito bem representado, pela experiência, competência e o compromisso com o território que o Carlos S. Martinho tem. Não esqueçamos que isso é muito importante na territorialização da saúde, a sua capacidade de fazer pontes, de ser abrangente, de gerir, capacidades que são úteis para uma jovem ULS que se está agora a constituir”, avançou à RCB o presidente da Câmara do Fundão.
Paulo Fernandes salvaguarda que se trata apenas do início do processo, uma vez que o nome de Carlos São Martinho ainda vai ser submetido à tutela, “através da estrutura de gestão da saúde, que vai dar o seu parecer” e depois ainda à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).
“Ainda há muitas etapas para fechar esse processo que esperamos, o mais depressa possível que toda a administração da ULS o mais depressa possível seja ela nomeada para termos aqui a ULS da Cova da Beira constituída”, anseia o edil.
Além da celeridade do processo, o autarca fundanense revela também o “desejo” de continuar a ver João Casteleiro na presidência da ULS, por ser “a pessoa que mais garantias pode dar, sobretudo, nesta fase de transição daquilo que é o novo modelo. Pelo seu conhecimento, o seu empenho e aquilo que tem sido o seu percurso”.
Na última reunião da CIMBSE, os municípios votaram também em António Robalo para representar a comunidade intermunicipal na Unidade Local de Saúde da Guarda.