A Universidade da Beira Interior (UBI) atribuiu ao antigo Reitor Manuel Santos Silva o título de Professor Emérito. A academia reconhece assim “uma figura de relevo enquanto docente e investigador, que foi ainda o dirigente máximo da UBI ao longo de cerca de 13 anos”, destaca a instituição.
De acordo com a UBI, a atribuição do título de Professor Emérito a Manuel Santos Silva resulta da aprovação, por unanimidade, no seio da Comissão Científica do Senado, de uma proposta apresentada pelo Conselho Científico da Faculdade de Engenharia. A homenagem tem em conta as qualidades demonstradas por Manuel Santos Silva, designadamente no relevante contributo, que marcou toda a comunidade académica nacional e internacional, e o seu importante papel para o avanço da ciência e da cultura, ao longo da sua vasta carreira profissional como docente da Faculdade de Engenharia e investigador do FibEnTech – Fiber Materials and Environmental Technologies.
O título de Professor Emérito, de acordo com o Regulamento específico que o rege, é atribuído, de modo excecional, aos professores catedráticos jubilados, aposentados ou reformados e seus antigos reitores, que se distingam pela sua ação continuada ao longo dos anos, pelo prestígio adquirido e pela projeção nacional e internacional da instituição.
A entrega do diploma honorífico está prevista para a cerimónia do dia da Universidade, em 30 de abril deste ano.