No âmbito da linha de financiamento + Interior Turismo, foram contratualizados na passada sexta-feira, 12 novos projetos de turismo de natureza, cultural e patrimonial para o interior do país. A região da Beira Interior viu três candidaturas aprovadas, num investimento total de quase dois milhões de euros.
“Beira Interior Wine Villages” é um dos novos projetos inseridos na linha de financiamento do Turismo de Portugal para apoiar projetos turísticos de natureza pública no interior do país, com uma dotação de 20 milhões de euros a fundo perdido.
Aprovado e contratualizado na passada sexta-feira, o “Wine Villages” é promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), em parceria com as comunidades intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e da Beira Baixa, para impulsionar o enoturismo naquela região que envolve 20 municípios.
Com um investimento total de 851 mil euros, prevê-se que, no posto de turismo de cada município, se crie “Welcome Centers” para dar a conhecer aos turistas o vinho produzido na região.
Apresentada pelo município de Castelo Branco, foi também aprovada a criação do centro de interpretação Mestre Templário Pedro Álvares Alvito, no espaço da Igreja de Santa Maria do Castelo, para divulgar o património histórico e cultural da cidade. O financiamento é cerca de 560 mil euros.
Já em Vila Velha de Ródão, num investimento de 540 mil euros, o Lagar Varas do Enxarrique vai ser requalificado com a construção de um edifício complementar de receção e apoio ao turista, bem como de um passadiço e elevador semi-panorâmico.
Três dos 12 novos projetos aprovados para a Linha + Interior Turismo e que se juntam aos seis anteriormente contratualizados. Ao todo, já foram aprovadas 18 candidaturas que preveem um investimento total de dez milhões de euros, que vão receber a fundo perdido um apoio de 6,6 milhões de euros.