A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 promovem, no dia 6 de fevereiro, uma conferência para desarmar os atuais argumentos do governo sobre a redução e eliminação das portagens nas autoestradas da Beira Interior.
Em comunicado, a plataforma refere que é objetivo “continuar a linha argumentativa fundamentada e qualificada para desarmar os argumentos sobre as dificuldades financeiras para a continuação das reduções e a reposição das SCUT’s.
Por outro lado, a conferência “A Reposição das SCUTs na A23, A24 e A25” visa ainda intensificar, melhorar e sustentar “tecnicamente” a argumentação que aquela organização tem usado para contrariar o argumento de que a eliminação das portagens provoca o aumento das emissões de gases com efeito de estufa.
Num primeiro painel, o evento conta com a participação de académicos especialistas nas áreas da economia, da mobilidade e transporte ferroviário e do ambiente. No segundo painel vão estar representantes da Associação Nacional de Municípios e da Associação Nacional de Freguesias, ainda por confirmar, e representantes dos partidos políticos democráticos, através de “breves comentários”, refere a plataforma. Do programa faz também parte um período de debate.
A iniciativa está agendada para o dia 6 de fevereiro, às 14h30, no Auditório das Engenharias da UBI.
Refira-se que a Plataforma P’la Reposição das SCUT’s tem defendido, ao longo dos anos, a eliminação das portagens no Interior enquanto não houver investimento na rede de transportes públicos rodoviário e ferroviário.