Este fim de semana foi bastante positivo para dois clubes filiados na AB Castelo Branco, na qual conquistaram, para além de títulos, o direito, também, de participarem em diferentes fases de apuramento de subida de divisão, nos escalões masculinos e femininos.
Começando pela Associação de Basquetebol Albicastrense, o clube liderado por Gustavo Matos sagrou-se campeão (Campeonato do Centro), no escalão Sub 18 masculino, prova organizada por cinco associações distritais (AB Castelo Branco, AB Guarda, AB Viseu, AB Coimbra e AB Leiria), e estão a um passo de voltar a competir no Campeonato Nacional. Marco Galego e Rafael Belo, são os treinadores.
Relativamente à prova que tem o apoio e financiamento da FP Basquetebol, o presidente do ABA, refere em comunicado que “aquilo que deveria ser uma Final e uma Festa (jogo da segunda mão em casa), acabou da pior maneira, com total desrespeito das cinco Associações do Centro, representada pelos seus cinco presidentes e cinco directores técnicos, ninguém esteve presente em Castelo Branco, para entregar uma Taça, umas medalhas a estes jovens que tanto se esforçaram ao longo dos vários jogos, para aqui estarem. É uma enorme vergonha esta ausência. Demitam-se. O basquetebol do centro precisa de pessoas que lutem e defendam os interesses de todos os clubes e não os vossos interesses pessoais e financeiros”, pode ler-se na missiva de Gustavo Matos.
Polémica à parte, o ABA, nos restantes escalões, apurou-se para a Final do Campeonato do Centro Sub 16 Masculino, ao eliminar o CDC nas meias-finais e lidera actualmente a sua série no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Seniores Masculinos (ABA/IPCB), com 22 pontos. Quando faltam apenas três jogos para terminar esta 1ª fase, os albicastrenses estão a um passo de atingir a fase de subida.
No que diz respeito ao Unidos do Tortosendo, o clube do concelho da Covilhã, presidido por Marcelo Batista e coordenado por Pedro Farinha, repete de novo excelentes resultados, tal como aconteceu na época passada. Assim, os seniores femininos na II Divisão Nacional, já garantiram o apuramento para a fase de subida de divisão. O mesmo aconteceu com a equipa de seniores masculinos (II Divisão Nacional). Nos Sub 14 Femininos e Sub 18 Femininos, as equipas do UFC Tortosendo, apuraram-se para os respectivos campeonatos nacionais. À margem das competições, recordamos que este ano haverá eleições na AB Castelo Branco (2024-26).
Ainda sem data marcada, mas a RCB sabe que, inclusivamente já noticiamos em dezembro passado, o actual presidente da direção, João Paulo Repolho, não se recandidata.