É notícia RCB. Após a queda da direção de Adérito Marques e director técnico regional Nuno Oliveira, no final de 2021, na qual motivou a marcação de eleições antecipadas para dezembro desse ano e posteriormente adiadas para fevereiro de 2022 (João Paulo Repolho foi eleito), eis que, dois anos volvidos, regressa a polémica à Associação de Basquetebol de Castelo Branco, com o pedido de demissão feito, esta terça-feira, pela direção da ABCB e director técnico regional João Vieira.
Esta situação, coloca assim, para já, em risco a presença das quatro seleções distritais (Sub 14 e Sub 16 M/F), na Festa Juvenil em Albufeira (Algarve), nos próximos meses de março/abril (férias de Páscoa), e a organização das provas regionais até final da época 2023-24.
Segundo apurámos, as decisões foram tomadas, devido às recentes críticas do presidente da direção do ABA, feitas em comunicado na página oficial de facebook do clube, no passado fim de semana. “Aquilo que deveria ser uma Final e uma Festa (jogo da segunda mão em casa), acabou da pior maneira, com total desrespeito das cinco Associações do Centro, representada pelos seus cinco presidentes e cinco directores técnicos, ninguém esteve presente em Castelo Branco, para entregar uma Taça, umas medalhas a estes jovens que tanto se esforçaram ao longo dos vários jogos, para aqui estarem. É uma enorme vergonha esta ausência. Demitam-se. O basquetebol do centro precisa de pessoas que lutem e defendam os interesses de todos os clubes e não os vossos interesses pessoais e financeiros”, pode ler-se na missiva de Gustavo Matos. Recorde-se que o AB Albicastrense se sagrou campeão do centro, no escalão de Sub 18 Masculinos.
Estas afirmações, levaram que a AB Castelo Branco reunisse extraordinariamente e decidiu, “não estarem reunidas as condições para o exercício das funções para que fomos eleitos, que, neste momento, já colocam em causa o nosso bom nome. Consideramos que no associativismo não vale tudo para atingir os fins”, lê-se no comunicado que a RCB recebeu esta quarta-feira. A missiva acrescenta ainda que “tudo fizemos para dinamizar o basquetebol no distrito e a nível nacional, estivemos sempre com os clubes.
A direção demite-se das suas funções a partir de hoje, dia 24 de janeiro de 2024”, conclui João Paulo Repolho. Também sem querer dar explicações à comunicação social, o director técnico regional João Vieira (sai por motivos pessoais e familiares), sabe a RCB, também enviou um comunicado, referindo que “a partir de hoje cesso as minhas funções enquanto DTR da AB Castelo Branco. Gostaria de agradecer a todos os clubes e aos seus representantes por toda a ajuda e por toda a disponibilidade demonstrada. Peço desculpa, se, em algum momento, não estive como deveria. Encontramo-nos nos pavilhões. Votos de muitas felicidades a todos”. Finaliza. Após este “tsunami basquetebolístico”, o Unidos do Tortosendo também fez chegar à Rádio Cova da Beira, um comunicado, no sentido, de tentar demover a direção da ABCB e DTR, das suas tomadas de posições, até à realização da Festa Juvenil em Albufeira. Transcrevemos na íntegra, os pontos principais da missiva escrita pela direção de Marcelo Batista. “1 – Na reunião de ontem entre os clubes e o Presidente da Assembleia Geral ficou acordado, através do Presidente da Assembleia Geral da ABCB solicitar à Direcção da ABCB e seu DTR que se mantenha em funções até final de Albufeira, pelas crianças e para as crianças, que não têm culpa pelas ações dos adultos. 2 – Relativamente às últimas acções e ontem foi referido isso mesmo na reunião, existiu falha no que a entrega de prémios diz respeito, mas, falha essa da responsabilidade das 5 Associações que organizam o Campeonato do Centro, falha essa que já foi justificada apesar de concordarmos que podia ser evitado…, no entanto, o que não faz parte do humano é valer tudo … tem de existir ponderação e respeito no que às pessoas e instituições diz respeito. Recordamos que o Unidos do Tortosendo foi dos clubes que confiou nesta Direcção e, o faria novamente … claro que há coisas que podiam ser melhoradas, há outras que poderiam ser feitas de outra maneira, mas isso faz parte do processo evolutivo e não podemos nunca agradar a todos. Assim, vem o Unidos do Tortosendo sensibilizar a Direcção da ABCB e seu DTR que por respeito e pelas crianças praticantes e amantes do basquetebol, ponderem e exerçam as suas funções e levem o vosso trabalho das Selecções até final de Albufeira e para isso contem com todo o apoio do Unidos do Tortosendo, aliás como tem sido apanágio. É o que nós clubes e vós ABCB podemos TODOS e sublinho TODOS, fazer para que com segurança, competitividade e organização a nossa Associação de Basquetebol de Castelo Branco nos represente condignamente nas Festas de Albufeira, essa é a vontade das crianças e essa é a imagem de nós clubes passamos para o País”. Lê-se.
Lembramos que a AB Castelo Branco se preparava para abrir o processo eleitoral 2024-26, no mês de fevereiro, e que João Paulo Repolho não se recandidata a novo mandato. José Miguel Pinto é o actual presidente da mesa da assembleia geral da ABCB.