A CDU Covilhã denuncia, em comunicado, o abate de duas dezenas de plátanos “saudáveis”, a maioria centenários, na Avenida das Termas de Unhais da Serra, Covilhã. Um ato “inaceitável” que será relatado pelo partido às autoridades competentes.
Em comunicado, a Coligação Democrática Unitária explica que numa visita feita pelo candidato Jorge Fael à freguesia de Unhais da Serra, verificou-se “o abate e a poda de mais de duas dezenas de plátanos, a maior parte deles centenários”, inserida – referem – numa denominada “operação de requalificação ambiental” da Avenida das Termas, promovida pela Câmara da Covilhã.
Uma “estranha operação”, diz a CDU, que “procede ao abate de dezenas de árvores saudáveis e a transformação de parte do que restou dos troncos em floreiras”.
Para o partido trata-se de um “acto completamente inaceitável”, levado a cado “sem qualquer informação, justificação e explicação à população, com consequências ambientais consideráveis”.
Perante a situação, a CDU garante que vai proceder à denúncia do abate de árvores ao Instituto de Conservação de Natureza e das Florestas, ao ministério do Ambiente e ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, solicitando ainda as “devidas e cabais explicações” à Câmara Municipal da Covilhã e Junta de Freguesia de Unhais da Serra.