A Escola Afonso de Paiva, em Castelo Branco, acolhe a partir deste sábado, 27 de janeiro, sessões de cinema mensais para a comunidade juvenil. Cine-Escola é uma iniciativa da Amato Lusitano, no âmbito do projeto Nós com os Outros – E9G, e insere-se no Plano Nacional de Cinema.
O objetivo, refere a associação em comunicado, é “fomentar a literacia cinematográfica na comunidade escolar e respetivas famílias” do agrupamento de Escolas Afonso Paiva, entidade parceira do projeto, e do Programa Escolhas (E9G).
Por outro lado, o Cine-Escola visa também proporcionar momentos em família, “gerar sentido crítico e despertar na comunidade juvenil o prazer de ver cinema” e valorizar o cinema enquanto arte junto das escolas.
Assim, o auditório da escola Afonso de Paiva recebe uma sessão de cinema mensal, aos sábados de manhã, a partir das 10h30. A primeira sessão está agendada para este sábado, 27 de janeiro, com o filme japonês “Mirai”, de Mamoru Hosoda.
“A Paixão de Van Gogh”, a “Abelha Maia: o Filme”, “Capitães de Abril”, “Curtas em Flagrante” e “O Sonho de Wadja” são outras exibições programadas para este ciclo de cinema.
A entrada é gratuita, mas limitada aos lugares existentes, sendo que os alunos e alunas do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva podem adquirir os bilhetes na biblioteca da escola ou no auditório, no dia da sessão.