“As cantigas são tantas” é o espetáculo que estreia em Idanha-a-Nova no dia 2 de fevereiro, às 21h30, para assinalar o 27º aniversário do Centro Cultural Raiano (CCR). É uma criação original do consort Sete Lágrimas (Filipe Faria e Sérgio Peixoto) que conta com os convidados Fátima Torrado Milheiro e Tiago Milheiro, duas vozes de São Miguel de Acha.
Sete Lágrimas e convidados sobem ao palco do Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, no dia 3 de fevereiro de 2024, para assinalar um quarto de século de existência daquele espaço cultural. O grupo apresenta-se em palco com Filipe Faria na voz, percussão, viola de mão de quatro ordens, bandurra descante; Sérgio Peixoto na voz; Tiago Matias na guitarra barroca e guitarra romântica; e Juan de la Fuente na percussão.
A estes quatro músicos juntam-se, num momento muito especial, Fátima Torrado Milheiro e Tiago Milheiro, fruto de uma Residência Artística no território e do trabalho em torno do Cancioneiro de São Miguel d’Acha, no concelho de Idanha-a-Nova. O novo projeto inspira-se no terceiro volume do Museu dos Sons Perdidos, intitulado “As cantigas são tantas, que a mim até se mudam”, de Filipe Faria, editado em 2023.
“Guiado pela memória e pela voz da D. Fátima Milheiro, o consort visita os seus lugares… olha, a partir deles, a poesia e os sons de outros tempos… o passado e o presente… e olha a Península que ocupamos… e todas as suas geografias…”, lê-se na sinopse deste espetáculo inédito que marcará as comemorações do 27º aniversário do Centro Cultural Raiano.
“As cantigas são tantas” é um espetáculo cofinanciado ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP por República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes. A reserva de bilhetes jdever ser efeftuada junto do CCR, através do telefone (+351) 277 202 900.
Obra do arquiteto Luís Marçal Grilo, passados 27 anos desde a sua construção, o Centro Cultural Raiano “continua a marcar a paisagem de Idanha-a-Nova, pelo arrojo do seu design e da sua ambição, como grande polo cultural da região, do país e do mundo”, refere o município.
De acordo com a autarquia, neste momento, o equipamento está a ser alvo de uma intervenção no âmbito da requalificação e aumento da eficiência energética deste espaço, que aumentará as condições de conforto e usufruto.