No último e histórico dia para a Equipa Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Gangwon 2024, Jéssica Rodrigues, conquistou esta sexta-feira, um espectacular sexto lugar, na final da prova de “mass start” em Patinagem de Velocidade no Gelo.
Na prova, a jovem patinadora de 17 anos venceu um dos “sprints” da final e somou três pontos, onde confirmou a 6.ª posição e o primeiro diploma olímpico alguma vez ganho por um atleta português em Jogos de Inverno. Em declarações ao Comité Olímpico de Portugal, a patinadora lusa refere que “eu estava muito nervosa para esta prova, pois é uma prova de que gosto muito e sinto-me bem a fazê-la, e porque tinha algumas expectativas. Na meia-final apurei-me com a 2.ª posição e na final consegui obter o 6° lugar e sinto-me muito realizada por este resultado!”, disse Jéssica Rodrigues após a competição, na Coreia do Sul. O chefe da Missão de Portugal, sublinhou também o caráter histórico que este resultado tem. “O 6.º lugar da Jéssica na final da prova de Mass Start nestes Jogos Olímpicos da Juventude é um resultado histórico para a Patinagem de Velocidade no Gelo nacional e para os Desportos de Inverno em Portugal. É também um sinal forte de que todo o investimento que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal tem vindo a realizar nas suas modalidades está a começar a trazer resultados de excelência. Este sucesso desportivo é fruto do esforço dos atletas e também do empenho dos treinadores e dirigentes envolvidos nas nossas modalidades. Estou bastante satisfeito com os resultados que conseguimos alcançar nas duas modalidades durante estes Jogos Olímpicos da Juventude Gangwon 2024. Um agradecimento ao Comité Olímpico de Portugal pela contínua aposta nos Desportos de Inverno!”, disse o covilhanense e presidente da FDIP, Pedro Flávio ao COP.
Recorde-se que na meia-final, a patinadora portuguesa conseguiu a qualificação para a corrida decisiva ao ser 2.ª, com 20 pontos. Quanto a Francisca Henriques, a atleta ficou em 10º lugar na segunda meia-final, com o tempo de 6.26,04, e não conseguiu chegar à final, sendo-lhe atribuído o 26.º lugar final, em 33 participantes. Na competição masculina, Manuel Piteira e Martim Vieira classificaram-se, respectivamente, na 21ª e 28ª posição (entre 31 concorrentes), ficando fora da final. Manuel Piteira foi o 11.º na primeira meia-final e Martim Vieira 12.º na segunda-meia-final. No Esqui Alpino, o esquiador luso/descendente, Emeric Guerrillot alcançou a melhor classificação de Portugal na competição sul coreana, ao ser 21º no Slalom Masculino, No Slalom Feminino, Nahia Vieira da Fonte, foi 48ª na primeira manga e não concluiu a segunda manga. Também no dia de ontem, na prova de Estafeta Mista, os atletas Francisca Henriques e Martim Vieira foram desqualificados nas meias-finais, em Patinagem de Velocidade em Gelo. Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno 2024 terminam dia 01 de fevereiro. Entretanto, a FDI Portugal (Covilhã), finaliza este sábado, 27 de janeiro, a participação no Troféu Borrufa, em Andorra, em Esqui Alpino, prova que começou no passado dia 18. Portugal esteve presente com sete atletas: U14 e U16 M/F: Maria da Luz Vasconcelos, Oceanne Antunes, Tomás Morais, João Nuno Vicente, AnnaLise Ribeiro, Diogo Vasconcelos e Gustavo Silva. A equipa técnica foi liderada por Sérgio Figueiredo, Sérgio Renato Silva e Manuel Ramos.