Finalizou o primeiro semestre da Pós-Graduação em Treino no Futsal, promovida em parceria pela Universidade da Beira Interior (UBI – Covilhã) e Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com três dias de aulas presenciais na Cidade do Futebol (Oeiras).
De acordo com a nota informativa da FP Futebol, durante o 1º semestre de aulas, as atividades e conteúdos centraram-se no desenvolvimento do jogador de futsal, terminando com a presença de docentes da UBI e da FPF. Pedro Dias, actual dirigente da FPF, ligado ao futsal, abordou o tema “sobre o desenvolvimento do jogador português como base para o desenvolvimento do Futsal em Portugal”, lê-se.
Os alunos, em simultâneo, desenvolveram e apresentaram ainda um documento orientador técnico de um clube centrado no desenvolvimento do jogador de futsal. Os formandos tiveram também a oportunidade de assistir a um jogo da modalidade, conhecer as instalações e vivenciar a realidade das seleções portuguesas. Bruno Travassos (docente na UBI e elemento ligado à Seleção A de Portugal, como fisiologista e treinador adjunto) e Jorge Braz (Selecionador Nacional FPF), são os diretores do curso, e no final, realçaram “a importância deste momento de partilha e discussão entre alunos e docentes, bem como o empenho e interesse dos alunos no decorrer da formação.
A partilha de reflexões e vivências de realidades tão diferentes alicerçadas em conhecimento científico permitiram que este momento fosse um momento de excelência neste processo formativo e de desenvolvimento dos alunos”, afirmaram.
No 2.º semestre, os conteúdos serão focados na análise e desenvolvimento do jogo coletivo. O encerramento do curso está previsto para o final do mês de junho, na Universidade da Beira Interior (UBI).
De: Miguel Malaca