Em todos os dias úteis da campanha eleitoral para as eleições legislativas, de 10 de março de 2024, os professores estarão na rua a reclamar a valorização da profissão e da Escola Pública. A iniciativa é organizada pela Fenprof.
Em comunicado,a Fenprof refere que os professores estarão na rua em todos os dias úteis da campanha eleitoral para reclamarem políticas e medidas que na próxima legislatura deem resposta aos problemas que afetam a profissão e criam dificuldades à organização e funcionamento da Escola Pública, “uma das maiores e mais significativas conquistas de Abril e da nossa Democracia”.
A campanha dos professores obedece a um calendário, respetivamente às 10:00 e às 15:00 horas, com exceção de Funchal e Ponta Delgada em que serão ambas às 10:00 horas.
A iniciativa chega a Castelo Banco, no dia 4 de março de 2024, às 10:00h, no jardim da Devesa, junto à estátua de Amato Lusitano.
A Fenprof anuncia que para além das reivindicações gerais que estarão presentes nas intervenções a realizar e na Tomada de Posição que será posta à votação para entrega aos partidos políticos em cada distrito, haverá, em cada concentração, um problema concreto que será destacado, com a apresentação das propostas que a FENPROF tem para o solucionar.
A entrega da Tomada de Posição, em cada distrito, será feita posteriormente pelas direções distritais dos sindicatos que integram a FENPROF.
“Os problemas que mais importa evidenciar na campanha, temas incontornáveis para a Escola Pública e para a situação atual da profissão docente, serão aqueles que têm estado no topo dos protestos dos professores, tais como: falta de professores, carreira docente (que inclui o tempo de serviço, mas não só), condições de trabalho (que incluem horários), aposentação, precariedade, formação de professores, financiamento da Educação, educação inclusiva, mobilidade por doença ou, dando expressão à campanha da UNESCO lançada no Dia Internacional da Educação, o papel dos professores no combate ao discurso de ódio”, explica a Federação Nacional dos Professores.