A ação de reflorestação, que contará com a colaboração dos respetivos municípios, consiste na plantação de árvores autóctones como o carvalho negral, o carvalho alvarinho e a azinheira, entre outras.
Cada árvore está associada a um padrinho ou a uma madrinha que a apadrinhou através da ação Verde Puro promovida em 2023, durante a realização da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
Em comunicado, António Miraldes, Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela refere que a iniciativa “é um gesto solidário que visa tornar a região mais verde e pura, características distintivas do nosso território e assumirmos, assim, o desafio lançado na BTL’23.”
A ação decorre, simultaneamente, em sete municípios que manifestaram interesse em participar: Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Trancoso no próximo dia 16, finalizando no dia 22, em Celorico da Beira.
A iniciativa já tem continuidade assegurada, uma vez que será replicada na BTL’24, a decorrer de 28 de fevereiro a 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa.