Discutir o papel da Inteligência Artificial na educação e a ansiedade ambiental nos jovens são dois dos “cenários” que vão estar em discussão na quinta edição do “Dia do Pensamento Crítico” no Politécnico da Guarda, no próximo dia 13 de março. O impacto da literacia na utilização de ferramentas digitais, bem como a desinformação, serão outros temas da jornada.
Com encontro marcado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda, o “Dia do Pensamento Crítico” vai reunir professores, especialistas e alunos das quatro escolas do IPG.
Em nota, o instituto explica que se trata de um “concurso de ideias em que, fazendo uso das suas competências, do pensamento crítico e do trabalho em equipa, os alunos são chamados a resolver problemas reais, quer em contexto quotidiano, quer em contextos do mercado de trabalho”.
Nesta quinta edição os estudantes vão encontrar soluções para os desafios e oportunidades da inteligência artificial (IA) na educação; avaliação dos riscos da ansiedade ambiental a que os jovens estão expostos; o impacto da literacia na utilização de ferramentas digitais e a desinformação.
No final da iniciativa, é encontrado um grupo vencedor para cada um dos cenários, para irem representar o IPG na final nacional que se decide em Lisboa, a 19 de abril.