“BE@T – Bioeconomia para Têxtil e Vestuário para Reforço da Bioeconomia Nacional” é mais um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a Universidade da Beira Interior (UBI) está integrada. A intenção é gerar e consolidar uma fileira nacional inovadora, sustentável e circular.
A equipa da UBI é composta por investigadores e técnicos da unidade de investigação de Materiais de fibra e tecnologias ambientais (FibEnTech) e do Centro de Pesquisa em Ciências Empresariais (NECE) e vai auxiliar os trabalhos que estão a ser desenvolvidos para criar novos produtos e processos no setor.
Assente nos pilares de biomateriais, circularidade, sustentabilidade e sociedade, o projeto visa desenvolver novos produtos e materiais têxteis rastreáveis, de origem biológica, renováveis e com melhores credenciais ambientais, sem afetar os seus níveis de performance.
Pretende-se também desenvolver tecnologias e processos de produção e acabamento avançados e sustentáveis, explorar abordagens inovadoras de eco design e eco engenharia, garantindo a circularidade de todos os produtos gerados no âmbito do projeto.
A promoção da reutilização, recolha e reciclagem de têxteis, modelos de negócios económicos e parcerias estratégicas para implementar cadeias de valor têxteis circulares, sustentáveis e económicas são outros objetivos delineados na agenda do projeto.
No fundo, o que se procura é contribuir para uma cultura de sustentabilidade e de consumo responsável, bem como consolidar uma Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário inovadora, sustentável e circular.