No âmbito da iniciativa Investigação Artística Aberta, o Espaço Biblos, no Fundão, no próximo dia 7 de março, às 21 horas, vai ser palco de uma conversa aberta com Carlos Manuel Oliveira, Ana Dinger e Paula Caspão. Em residência de investigação com o projeto “Glossariar”, no âmbito do Projecto Pontes, os artistas propõem uma discussão em volto de questões levantadas por Hollis Frampton, no filme “Nostalgia”.
Carlos Manuel Oliveira, Ana Dinger e Paula Caspão convidam o público a visualizar excertos do filme de 1971, realizado pelo cineasta, fotógrafo e teórico de cinema norte-americano, numa sessão aberta de discussão sobre as questões que o filme levanta, nomeadamente a experiência da temporalidade e da reminiscência, a materialidade da imagem e do arquivo e a montagem enquanto método de resignificação.
“Nostalgia” é parte de uma série de filmes chamada “Hapax Legomena”, que Frampton criou entre 1971 e 1972, caracterizada pela sua complexidade estrutural, abordagem teórica e exploração de conceitos filosóficos e linguísticos.
Os artistas envolvidos encontram-se em residência de investigação no concelho do Fundão, como parte do projeto “Glossariar”. Uma iniciativa de investigação em coletivo, que oferece condições de encontro a um grupo de artistas-investigadores, para que em conjunto concebam uma série de conteúdos em torno da performatividade dos arquivos. Decorre de fevereiro a maio de 2024 no Fundão, no âmbito do Projecto Pontes, em resultado de uma parceria da Associação Parasita e da ARS-ID.
O trabalho realizado é depois promovido e divulgado nas sessões de Investigação artística aberta que surge na continuidade do Ciclo de Apresentações de Artistas, iniciado em 2023 com o objetivo de possibilitar a partilha de “um trabalho que normalmente não é visível” a um público mais amplo.
Atividade integrada no Projecto Pontes, no contexto da parceria entre a ARS ID e o Município do Fundão, no domínio da Ação e Investigação Artísticas.